Fernando Fleury, blogueiro do ESPN Brasil, realizou uma pesquisa para detectar os hábitos de consumo do torcedor de futebol no Brasil. Um dos itens de seu trabalho é a relação Facebook e Futebol ou Futebol Facebook Rankings (FFR).
Segundo o Fleury “o FFR é hoje uma das ferramentas mais interessantes para podermos medir o alcance das marcas dos clubes de futebol e é, também, a maior sondagem feita a respeito dos clubes preferidos pelo torcedor no mundo todo.”
No estudo realizado no período de Julho/2011 com 100 clubes com mais fãs do mundo, Barcelona (Espanha), Manchester United (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha) permanecem com mais fãs no Facebook, onde juntos totalizam 42% dos torcedores de todo o mundo.
Entre os 100 clubes com mais seguidores no Facebook, o Brasil tem 9 na lista. Onde os times, Corinthians, Flamengo e São Paulo estão com o maior volume. Também são as marcas mais valiosas do mercado de futebol brasileiro (sendo na ordem: Corinthians, São Paulo e Flamengo). Juntos, os 3 clubes representam 66% de torcedores no Facebook no Brasil.
O autor ainda nós alerta sobre esse Ranking, pois são utilizados o nº de fãs das páginas oficiais do clube, porém um torcedor pode seguir mais de um clube no Facebook.
Abaixo o Ranking de julho completo:
Caso queira ver a imagem maior, basta clicar nela....
Caso queira ver a imagem maior, basta clicar nela....
Fonte: artigo do Blog ESPN link na fonte. |
______
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário